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3 de nov. de 2009

TEKKEN 6



Quando o primeiro Tekken surgiu para o Playstation Original, muito se falou sobre o game. Podemos dizer que 50% das análises elogiavam muito o game pela originalidade, e os outros 50% não gostavam devido à falta das magias e golpes especiais que eram abundantes nos games de luta mais jogados da época, entenda-se aqui por Street Fighter e King Of Fighters. Mas a série evoluiu e continuou a ganhar novas versões até o recente Tekken 6 lançado para Playstation 3 e X-Box 360.

Dois pontos que permanecem desde a primeira versão de Tekken continuam aqui: o enredo envolvente, e a variedade de personagens, cada um com seu próprio estilo de luta. Se há algo que Tekken supera os demais games de luta sem dúvida está no elenco de personagens, nunca houve espaço para personagens iguais ou praticamente iguais nesta franquia, assim como Ryo e Ken de Street Fighter e Kyo e Iori de KoF, fora outros.

O elenco conta com 40 personages no total, alguns logicamente não jogáveis de início, mais um chefão. Rostos conhecidos como Paul, Law, King, Jack, Nina e Yoshimitsu da primeira versão são acompanhados de Armor King, Anna, Hwoarang, Baek, Wang, Julia, Asuka e muitos outros das versões seguinte, e se juntam a eles os novatos Leo, Zafira, Miguel e Bob. De Tekken – Bloodline Rebellion vem Alisa Boskonovich e Lars. Você pode optar por jogar com personagens rápidos, leves, pesados, bons de socos ou de chutes, etc.

Sobre o gameplay de Tekken 6, quase nada mudou em relação a versão anterior. Quatro botões de ataque, um para soco e chute, esquerda e direita, fora os golpes acionados com a execução de dois botões pressionados no mesmo instante (agarrões, golpes indefensáveis, contra-ataques, esquivas, etc). Juntam-se aos golpes as ações para correr (toques a frente) ou recuar (toques para trás). O que foi melhorado mesmo foi somente o equilíbrio entre os personagens que foi nitidamente melhor. Mas de novo somente uma espécie de aviso, quando sua barra de life estiver quase esgotada, por um piscar vermelho, conseqüentemente seus golpes ficam mais fortes. Fora isso nada demais, os que jogam Tekken à tempos não sentirão dificuldades. Um ponto negativo são os loadings. Minha nossa como demoram, até mesmo na versão PS3, com seus 4GB a mais de memória, o efeito é muito perceptível.

Graficamente, o game deu uma enganada quando foi revelado, isso cerca de uma ano após o lançamento de Tekken 5, durante a E3. Pra quem ficou de queixo caído com aqueles primeiros vídeos, é bom lembrar que aquilo foram somente as CGs do game, mas não representam realmente os gráficos durante as batalhas.

Mas não desanime, houve sim evolução da versão anterior para esta, sobretudo nas animações dos personagens, já que o game roda leve a 1080 fps nos consoles atuais. Há uma visível melhoria na realidade dos personagens, bem como a iluminação destes mesmos e dos cenários. Os movimentos dos lutadores estão com muitas animações, e o único defeito ainda é o sistema de colisão de alguns personagens quando agarrados ou golpeados no chão.

Quanto às fases, são dezesseis cenários ao todo, abertos e fechados e muito bonitos por sinal. Uma novidade em relação aos cenários está na expansão dos mesmos, que demorou muito para ser implantado na franquia, e que não chega a causar espantos, apesar de bem vindo, já que outros games como Dead Or Alive e Mortal Kombat já apresentaram tal recurso. É aquela máxima já manjada, quando a luta se dirigir a um determinado nível, um ponto específico da arena se quebra e os lutadores passam a se enfrentar em outra localização.

Já o som continua excepcional, bem ao estilo da série e, sobretudo do jeito que a Namco sabe fazer. Cenários muito bem ambientados, efeitos de golpes próximos a realidade, e trilha sonora equivalente a personalidade de cada personagem.

Sobre os modos de jogo é que Tekken 6 mostra pra que veio. São vários modos, alguns bons, outros tremendos fiascos. Está presente o tradicionalíssimo Arcade, onde você pode escolher seu lutador predileto, passar pelo torneio The King Of Iron First e curtir as animações finais que revelam o enredo do game .Há também o modo Scenario, exclusivo das versões caseiras, que é na verdade o modo Tekken Force vindo desde Tekken3, ou seja, uma tentativa frustrada de ser um game tipo Final Fight. Frustrada, por que não há liberdade total de 360º de movimentação de personagens, chegando a ser ridículo o andar dos mesmos, fora os inimigos sem graça e fáceis, e a limitação de movimentos que podem ser executadas. A única vantagem do modo Scenario, é que você pode customizar seu personagem com muitas e muitas roupas, estilos e acessórios e então ir descer a pancada.

Também estão disponíveis os modos que não necessitam de explicação: Versus para dois jogadores, Practice, Time Attack, Survival e Team Battle permitindo a seleção de até oito personagens para os times. Um modo interessante e que pode, e deve, evoluir em outras versões é o Ghost Battle, que permite que enfrentemos vários personagens controlados pela CPU com dificuldade bem variadas, seria algo como o Dramatic Battle presente em Street Fighter Zero 3. Ao final, além da recompensa, há um sistema de ranking intitulado kyu-dan, que lhe permitirá subir de novato a mestre.

E é claro que o modo on-line não iria faltar nos dias de hoje. Você poderá desfrutar de lutas e adquirir ou não rankings. As travadinhas (lags) estão presentes, mas não chegam a causar transtornos durante as partidas.

Pra fechar, Tekken 6 não é nenhum primórdio em inovações sobretudo no gameplay, mas apresenta visíveis melhorias na parte gráfica, destacando os personagens e suas movimentações. Merece uma jogadinha sim, apesar dos seus loadings de cansar.Site OFICIAL

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